Edição fotojornalística – como valorizar as fotos na imprensa

AULA ABERTA

A 1 de Março, Aula Aberta a cargo de Paulo Petronilho, Editor do grupo Edimpresa

No próximo dia 1 de Março, pelas 14,30 horas, na sala 1 do edifício da Rua Augusta, vai realizar-se uma Aula Aberta do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT). Iniciativa inserida nas comemorações dos 70 anos deste estabelecimento de ensino superior de Coimbra, nela podem participar estudantes e interessados pela problemática do fotojornalismo e edição fotojornalística.
O Editor-coordenador Paulo Petronilho, do Grupo Edimpresa — que publica alguns dos mais conhecidos títulos da imprensa portuguesa —, propõe-se demonstrar que, após alguma prática e sensibilidade, a edição de fotografias pode ser eficaz, mostrando exemplos de imagens de todo o mundo.
No decurso da sua apresentação, Paulo Petronilho dará conta de uma rica experiência editorial que, através de algumas regras simples, facilita a edição das fotos que podemos visualizar nas páginas dos jornais e revistas — as designadas “10 regras da Edição fotográfica”.
Após falar das suas experiências fotojornalísticas, Petronilho participa num debate alargado, moderado por alunos finalistas da Licenciatura em Comunicação Social.

Paulo Petronilho tem 42 anos, é natural da Covilhã e desempenha funções profissionais como Editor-coordenador das publicações da Edimpresa, pertencente à Impresa, o maior grupo de media português.
Tem formação académica na área da História pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo frequentado um curso de Fotografia de dois anos, na Associação de Estudantes da sua Universidade.
Além de vários cursos e workshops na sua área profissional, é, há cinco anos, formador do Cenjor (Centro de Formação de Jornalistas), e fotógrafo convidado pela escola ETIC para júri das provas finais do curso de Fotojornalismo.
Iniciou a sua actividade de fotojornalista na revista «GRANDE REPORTAGEM/semanal». Em 2002, passou a Editor-Coordenador de Fotografia das revistas femininas da Editora Abril/Controljornal/Edipress, depois de editar o «Mundo VIP» e a «CARAS».
Foi fotojornalista do grupo IMPALA e da revista «ACTIVA» e, entre 1985 e 1995 efectuou colaborações regulares com o «EXPRESSO», «SE7E» e «GRANDE REPORTAGEM», entre outros.

Sem comentários: