Carta de uma antiga aluna

Foi com muito orgulho que a Direcção do ISMT e Comissão das Comemorações dos 70 Anos receberam as palavras de uma antiga aluna do Instituto, ao tempo chamado Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, hoje Instituto Superior Miguel Torga, e que agora passamos a partilhar com todos:

70 ANOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL DE COIMBRA


Exmo. Sr. Professor Dr. Carlos Amaral Dias, Exmos. Srs. Professores e Srs.ª Professoras, Exmos. Srs. Funcionários e Funcionárias, Caros Colegas e Caras Colegas Assistentes Sociais do Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra

Parabéns a todos e a todas.
Parabéns aqueles que antes de nós, connosco e depois de nós, levam avante a missão de formar, criar e ser Assistente Social.

Chamo-me Isabel Vieira, tenho 50 anos, sou assistente social e aluna do Curso de 1978/82.

A comemoração de 70 anos de existência do Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra leva-me a uma reflexão que pretendo partilhar convosco.

O ISSS Coimbra foi para mim uma Escola que:
- Transmitiu princípios de conduta e existência baseados em valores éticos e políticos, comprometidos com a construção duma sociedade democrática e a defesa da justiça social;
- Forneceu conhecimentos e ferramentas de construção do conhecimento científico que nos permitem, ainda hoje, pesquisar, sistematizar e transmitir saberes;
- Ensinou a utilização de métodos e técnicas que nos levam a ser flexíveis e a adaptar-nos à natureza das pessoas, dos problemas e dos contextos de acção;
- Desenvolveu em nós o espírito crítico e a capacidade de desconstruir e reconstruir as situações sociais para lá das evidências;
- Formou profissionais capazes de se adaptarem a diferentes contextos, relacionais, organizacionais e sócio-económicos, políticos e culturais;
- Permitiu-nos ser cidadãos e cidadãs comprometidos com um exercício profissional de excelência, e pessoas empenhadas na construção da sociedade portuguesa, tanto no quotidiano como nos grandes momentos.

O ISSS Coimbra foi para mim uma Casa, onde:

Vivemos momentos de partilha e interacção entre alunos(as), funcionários(as) e docentes;
Partilhámos alegrias, discussões, discórdias e situações de grande tensão;
Mas sobretudo e além do mais,
Fizemos amizades que mantemos ainda hoje, entre colegas e professores;
Construímos e desconstruímos, amores, afectos, filosofias e ideologias, mantendo as diferenças e amando a diversidade que nos caracteriza como seres únicos e plurais;

-Porquê que afirmo isto?
- Porque conheço muitos dos meus colegas e das minhas colegas, como profissionais e como pessoas e reconheço que tivemos de facto uma Escola que foi também uma Casa.

Porque me sinto comprometida com o mandato e o legado que me transmitiram, quero expressar o meu agradecimento e reconhecimento à ESCOLA de Coimbra, felicitar todos aqueles e aquelas que tornaram esta missão possível e desejar-vos o maior sucesso na prossecução dos objectivos que colectivamente nos propusemos atingir.
A todos, Bem-haja!

Isabel Vieira
11 De Janeiro de 2007
----------------------------------------
Nota: Isabel Vieira é presentemente doutoranda em Serviço Social e professora da licenciatura em Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários: