Desafios do Serviço Social no mundo globalizado

DIÁLOGOS COM… Helena Mouro

11 de Janeiro de 2008

Tema
“Não me deitem fora como se fosse uma beata”:
a modernização do Serviço Social

Iniciativa do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), no âmbito do programa de comemorações dos seus 70 anos de história, terá lugar no próximo dia 11 de Janeiro de 2008, pelas 14h30, na sala 1 do edifício da Rua Augusta, nº 46, mais uma edição do ciclo “Diálogos com…”.

Nesta sessão a oradora convidada é Helena Mouro, Docente de Serviço Social do Instituto Superior Miguel Torga e Doutorada em Ciências do Serviço Social pela Universidade do Porto

Esta sessão constitui também uma actividade programada da Unidade Curricular “Seminário de Dissertação” do V Curso de Mestrado em Serviço Social

Organização: Mestrado em Serviço Social

Exposição




Exposição fotográfica com trabalhos da autoria de crianças e jovens portadores de deficiência mental Na próxima quarta-feira, 12 de Dezembro, pelas 18 horas, proceder-se-á, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, à inauguração da exposição “Um Outro Olhar”.
Integrando 49 fotografias, é integralmente composta por trabalhos da autoria de crianças e jovens portadores de deficiência mental de sete instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da Região Centro.
“Um Outro Olhar” integra, assim, fotografias de crianças e jovens da Associação Portuguesa de Pais e Amigos das Crianças com Deficiência Mental (APPACDM) de Anadia, do Centro de Educação Integrada da Bela Vista, em Águeda, ambas no distrito de Aveiro; APPACDM de Coimbra, APPACDM de Soure, Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo (ADFP), CERCI Penela, todas no distrito de Coimbra; e CERCI Pombal, no distrito de Leiria.
Os jovens autores foram acompanhados por alunos da Licenciatura em Comunicação Social do Instituto Superior Miguel Torga (www.ismt.pt), alunos que também cederam o material fotográfico necessário.
A equipa de alunos do ISMT foi composta por Ana Carolina Correia, Ricardo Almeida, Manuel Marques, Igor Pinto, Carlos Constantino e Altino Pinto.
Pretende-se dar a conhecer, através dos trabalhos em exposição, um universo considerado insondável por muitos.
Ao mesmo tempo, proporcionou-se às crianças e jovens um dia diferente, pautado por grande animação e alegria. A maior parte dos autores nunca tinha tocado numa máquina fotográfica.
Patente até ao próximo dia 5 de Janeiro de 2008, a exposição cumprirá posteriormente circuito de itinerância pelas IPSS aderentes a este projecto.

Aula Aberta

BANCA DE INVESTIMENTO

No próximo dia 12 de Dezembro, pelas 11 horas na sala 1 do Ed. da Rua Augusta, haverá uma Aula Aberta subordinada ao tema: Banca de Investimento.
O orador é o Dr. Nuno Correia do Banif – Banco de Investimentos.


Durante a apresentação o convidado irá dar a conhecer o âmbito de actuação da Banca de Investimento em diferentes áreas, como por exemplo:
Corporate Finance e M&A
Project Finance
Leverage Finance
Mercado de Capitais e Corretagem
Gestão de Activos
Private Equity
Private Banking

Esta é mais uma iniciativa no âmbito das Comemorações dos 70 Anos do ISMT e a organização está a cargo da Licenciatura em Comunicação Empresarial e da Escola de Comércio e Negócios do ISMT.

Abertura Solene

A Abertura Solene das Aulas do Instituto Superior Miguel Torga teve lugar no passado dia 21 de Novembro pelas 15 horas, na sala 1 do edifício da Rua Augusta. Na cerimónia esteve presente o Dr. Carlos Encarnação – Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e o Dr. Henrique Fernandes – Governador Civil. O programa da cerimónia foi composto por: Oração de Sapiência, atribuição de Bolsas de Estudo do ISMT.
A Oração de Sapiência foi proferida pela Senhora Prof.ª Doutora Alcina Maria de Castro Martins que versou sobre o tema: "Serviço Social: que desafios profissionais na sociedade contemporânea?”

A sessão solene encerrou com um Porto de Honra.

Tomada de Posse

Na sequência das Eleições para os órgãos do Instituto Superior Miguel Torga, realizadas no passado dia 24 de Outubro de 2007, teve lugar no passado dia 21 de Novembro de 2007,
pelas 11h30m, na sala de Reuniões do edf. Largo da Cruz de Celas, nº 1, a tomada de posse dos membros dos seguintes órgãos:

Conselho Directivo – Discentes – Biénio 2007/2009
Assembleia de Representantes - Biénio 2007/2009
Conselho Pedagógico – ano lectivo 2007/2008
Conselho Consultivo – ano lectivo 2007/2008